Sobre o LeP

Realizado pela Gazeta do Povo e pelo Instituto GRPCOM, o LeP foi criado em 1999 e já beneficiou milhares de professores e estudantes em mais de 800 cidades de todos os estados do Brasil, nos seus 22 anos de atuação, por meio da mídia jornal e de sua proposta de educomunicação.

Durante esta caminhada, algumas mudanças trouxeram novos desafios. Em 2017, ao completar 18 anos, o Projeto se tornou digital, assim como a Gazeta do Povo, fazendo com que além dos objetivos iniciais, o LeP buscasse também acompanhar as tendências educacionais e contribuísse com a criação da cultura de uso das tecnologias digitais nas escolas.

Já em 2020, outra novidade veio aumentar ainda mais o impacto esperado: o Ler e Pensar virou nacional e passou a atender a educação infantil, permitindo então a participação de qualquer professor da educação básica.

0professores em 2020
cerca de 0 alunos impactados em 2020
0 cidades atendidas em todos os estados do BR

Benefícios

Formação LEP

Participe da Formação do Ler e Pensar, aprenda a como usar o jornal e as mídias como instrumento pedagógico e ainda garanta até 60 horas de certificação.

Acesso a Gazeta do Povo

Garanta seu acesso ilimitado e gratuito ao conteúdo digital da Gazeta do Povo.

Materiais de Apoio

Tenha acesso à materiais e dicas pedagógicas simples e rápidas para implementar em sala de aula.

Comunidade LEP

Junte-se a milhares de professores que fazem a diferença.

Você e seus alunos na Gazeta do Povo

Tenha a possibilidade de ter seu texto ou prática publicados na Coluna do LeP da Gazeta do Povo.

Participação em Eventos e premiações

Tenha sua vaga garantida nos eventos e concursos promovidos pelo Ler e Pensar ou de parceiros.

Cursos gratuitos

Com a plataforma de EAD do IGRPCOM você tem acesso a mais de 200h de cursos de formação continuada, todos gratuitos e emitidos pela Universidade Tuiuti, credenciada ao MEC, que possibilita crescimento na carreira.

Formação

O Ler e Pensar segue premissas da Educomunicação em sua metodologia. Trabalhando com a leitura e a informação, os estudantes passam a ter melhor visão do mundo a sua volta e melhor compreensão daquilo que leem. Isso facilita com que se sintam inseridos na sociedade, com capacidade de exercer sua cidadania e de expressar o que pensam com uma linguagem diferenciada.

A partir desta metodologia, o Ler e Pensar oferece uma Formação, com até 60h de certificação, para te ensinar a usar o jornal como instrumento pedagógico, potencializando o aprendizado dos seus estudantes, incentivando a leitura/contextualização de mundo, a alfabetização midiática e a cidadania. Além de todos os benefícios acima, que vão te ajudar a entender o projeto e colocar a metodologia em prática.