EDITAL LER E PENSAR 2021

INSTITUTO GRPCOM, pessoa jurídica de direito privado, com sede em Curitiba, Estado do Paraná, na Rua Júlio Perneta, 526, Curitiba, estado do Paraná, inscrita no CNPJ/MF sob o nº. 04.955.882/0001-08, doravante denominado IGRPCOM, torna público o processo seletivo para o Ler e Pensar 2021 (LeP).  

  1. QUEM PODE PARTICIPAR 

1.1 Poderão participar profissionais da rede pública e básica (da educação infantil ao ensino médio) de ensino de todo o Brasil (municipal, estadual e federal)em exercício de suas atividades, desde que:  

1.2 Atuem como professores, integrantes das equipes pedagógicas das escolas (exemplos: diretores, articuladores, pedagogos) e integrantes das Secretarias municipais e estaduais de Educação e Núcleos regionais de Educação;   

  1. DO LER E PENSAR  

2.1 É totalmente gratuito para os participantes.   

2.2 Trata-se de uma Formação para profissionais de rede pública e básica de ensino que tem como objetivo incentivar à leitura, cidadania e alfabetização midiática.  

2.3 Ao participar da Formação, os inscritos também recebem diversos benefícios, conforme detalhado no item 4, bem como passarão a fazer parte da Comunidade LeP.  

  1. DA FORMAÇÃO  

3.1 A Formação Ler e Pensar 2021- Turma 1 terá certificação de 40 ou 60 horas, conforme especificado abaixo.  

3.2 A Formação contará com 4 aulas ao vivo nos dias 26/05, 02, 09 e 16/06 e seu encerramento no dia 14/07, ambas das 18h às 20h;

3.3 As gravações de todas as aulas serão disponibilizadas na plataforma EAD, juntamente com o material e atividades de apoio;  

3.4 Os participantes poderão desenvolver e enviar uma prática pedagógica e desta forma, receber 20 horas a mais no certificado final, totalizando 60 horas.  

3.5 O certificado será disponibilizado diretamente na plataforma EAD para quem cumprir os requisitos da Formação.  

  1. DOS BENEFÍCIOS OFERECIDOS  

4.1 Os participantes receberão ainda uma série de benefícios no período de um ano como subsídio para a execução da metodologia, que poderão ser usados de acordo com a sua vontade e disponibilidade:   

4.1.1 Assinatura gratuita do jornal Gazeta do Povo, na modalidade digital.   

4.1.2 Acesso à plataforma EAD do Instituto GRPCOM, com mais de 200 horas de cursos de formação continuada, certificada pela Universidade Tuiuti do Paraná – credenciada ao MEC.  

4.1.3 Poderão ter sua prática pedagógica ou textos divulgados na Gazeta do Povo ou demais canais de comunicação do IGRPCOM e Gazeta do Povo.  

4.1.4 Poderão participar de eventos on-line e premiações promovidas pelo Ler e Pensar/IGRPCOM, exceto quando o edital dos mesmos vete a participação.   

4.1.5 Participarão da Comunidade Ler e Pensar, que contará com benefícios exclusivos, como materiais de apoio pedagógico e sugestões de atividades didáticas.   

  1. DAS INSCRIÇÕES E SELEÇÃO 

 5.1 As inscrições serão efetivadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico, disponível no site  www.lerepensar.com.br/inscricao/ a partir de 15/03/21.   

5.2 Serão selecionados candidatos inscritos até atingir o número de vagas disponibilizadas, 2.500, levando-se em conta a ordem da inscrição, bem como o atendimento dos requisitos estipulados neste edital.  

5.3 Caso o número de candidatos em condições de realizar o Projeto seja superior, o Instituto GRPCOM poderá aumentar o número de vagas disponibilizadas e se for menor, se reserva o direito de não preencher todas as vagas oferecidas.  

5.4 Os selecionados serão comunicados por e-mail até o início da Formação, com as devidas instruções para a participação. 

  1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS  

 6.1 O envio da inscrição implica ao participante a sua total e inequívoca concordância com todas as regras contidas neste Regulamento, nada tendo a reclamar, a qualquer título e a qualquer tempo, em juízo ou fora dele.   

6.2 Casos não previstos nesse edital devem ser enviados para a análise da equipe, pelo e-mail lerepensar@grpcom.com.br.  

6.3 Os participantes serão responsáveis por verificar e garantir a autoria, autenticidade e veracidade das informações contidas nos seus arquivos, assim como autorizam ou detém autorização dos responsáveis legais de todo o material enviado ao Ler e Pensar, permitindo o uso gratuito de suas respectivas imagens e/ou voz, nomes, trabalhos enviados e eventuais depoimentos para matérias jornalísticas, cartazes, filmes e/ou spots, jingles e/ou vinhetas em qualquer tipo de mídia e peças promocionais da divulgação da conquista do prêmio, ou qualquer outra finalidade, ainda que comercial, sem nenhum ônus ao IGRPCOM ou a qualquer empresa integrante do grupo GRPCOM.  

6.4 O IGRPCOM detém o direito de encerrar e/ou modificar pontos específicos do edital para melhor operacionalização do Ler e Pensar ou qualquer outro fator que possa comprometer a integridade e licitude deste.  

6.5 De acordo com decisão soberana do IGRPCOM, o participante que descumprir qualquer ponto deste Regulamento, não aceitar receber as comunicações do LeP, ou cuja participação infringir de forma direta ou indireta a legislação vigente e/ou a moral e os bons costumes, poderá ser imediatamente excluído do Ler e Pensar 2021.  

6.6. A ocorrência de qualquer outra hipótese de ato ou fato não previsto neste regulamento será decidida, de forma irrecorrível, pelo próprio IGRPCOM. 

  1. DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS – LEI Nº. 13.709/2018 
  1. A participação do interessado no Projeto Ler e Pensar 2020 implica expressa anuência do participante de que:  
  2. Os dados informados, inclusive os considerados sensíveis, possam ser usados pela equipe do IGRPCOM sempre que necessário. 
  3. Os dados informados podem ser transferidos para a Gazeta do Povo ou demais parceiros, quando necessários para viabilizar o Projeto. 
  4. Os dados serão armazenados após o encerramento do Projeto, em banco de dados do IGRPCOM, para utilização em futuras divulgações e ações do Instituto GRPCOM ou da Gazeta do Povo.  
  5. Os dados de e-mail e o número telefônico de Whatsapp cadastrados junto ao Projeto poderão ser utilizados pelo Ler e Pensar, em ações do Instituto e Gazeta do Povo. 
  1. O IGRPCOM se compromete a: 
  2. Dar acesso aos dados coletados sempre que solicitado pelo titular. 
  3. Informar ao titular sempre que houver alteração na finalidade do uso de seus dados e alteração do controlador dos dados, dentre outras circunstâncias.  
  4. Realizar a gestão dos dados diretamente pela equipe do IGRPCOM, podendo ser contatada sempre pelo e-mail lerepensar@grpcom.com.br ou pelo telefone (41) 3340-7923.  
  5. Descadastrar os dados do participante, assim que solicitado, hipótese em que o participante será imediatamente excluído do Projeto e perderá o direito de nele participar ou concorrer a qualquer premiação.