Pode contar! Storytelling como estratégia de engajamento na educação – Ler e Pensar

Pode contar! Storytelling como estratégia de engajamento na educação

Despertar a curiosidade, criar conexões com alunos e fazer com que a sua aula seja lembrada. Essa é uma das vantagens, e o por que, em se utilizar o Storytelling pedagogicamente, segundo Fernando Palácios, um dos maiores especialistas do assunto do Brasil.  

E apesar de na teoria parecer simples, muitas vezes na prática não se sabe ao certo como fazer isso. É natural que muitos professores imaginem que é preciso muita técnica e criatividade para se criar e contar uma história, mas muitas vezes é preciso apenas acreditar nque você está contando, ter entusiasmo, interesse e empolgação, além de usar muitos gestos para envolver o seu público. Essa, inclusive, é uma forma de treinar a criatividade e fazer com que inserir o Storytelling fique mais natural.  

Storytelling é a ação de contar histórias, com os elementos de uma narrativa: personagens, espaço, tempo, conflito, fazendo com que os alunos fiquem curiosos e se envolvam com o que está sendo narrado.  

Assim como nesse texto, uma das formas de estruturar uma boa história é respondendo O que? Como? E Por que? Essa estrutura vem do conceito do círculo dourado, de Simon SenekQuer entender mais sobre o círculo? Clique aqui e saiba mais. 

Para se aprofundar no assunto e assistir a aula completa do Fernando Palácios, participe da nossa Formação Metodologias Ativas no Ensino Híbrido – novos caminhos. O curso é gratuito, aberto a todos os interessados e ainda conta com certificação de 40h.