Cultura Maker: fazer para aprender – Ler e Pensar

Cultura Maker: fazer para aprender

O que os verbos consertar, fazer, modificar, construir e fabricar tem em comum? Antes de responder a essa pergunta, pense no quanto o mundo tem se modificado… Agora tudo (ou quase tudo) é digital, virtual ou atraente. As mudanças acontecem tão rápido que muitas vezes nem vemos o tempo passar e ensinar nossos alunos tem ficado cada vez mais desafiador. 

Logo, não dá mais para permitirmos que os estudantes fiquem como expectadores de meros conteúdos. É preciso por a mão na massa, querer sanar a curiosidade, criar experiências. Isso tudo é cultura maker! 

Responda às perguntas e descubra se você é um maker: 

Você, durante a sua vida, já desmontou algum objeto para ver como ele era dentro? 

Você, sabe o que é ou já fez uma “gambiarra” para consertar algo? 

Palitos de sorvete e copos descartáveis são muito mais do que suportes de sorvete e água?  

Em uma aula de Geografia, quando o professor fala do planeta Terra, você pensa em várias maneiras de representá-lo, utilizando materiais diversos?  

Se o seu chinelo de dedos, daquela marca famosa, arrebenta, você conserta ao invés de jogar fora?  

Se você respondeu sim para 2 ou mais perguntas, provavelmente, você seja daquelas pessoas que, literalmente, colocam a “mão na massa” para consertar ou resolver um problema. E muito provavelmente você teve ajuda de algum professor ao longo da vida para desenvolver essas competências makerpensamento complexo, construção colaborativa, curiosidade artístico-científica e intenção criativa. Para saber mais sobre essas competências e também sobre o tema cultura maker, participe da nossa Formação Metodologias Ativas no Ensino Híbrido – novos caminhos! Na primeira aula, tivemos um papo muito bacana com o Bruno Bruno Ferrari, diretor de inovação do Nave à Vela, e a Thais Eastwood, articuladora da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Clique aqui e saiba mais.  

Além disso, aproveite para conhecer um pouquinho mais dos materiais indicados pelos nossos super profs.  

Descubra 5 métodos Maker para estimular competências de inovação maker , clicando aqui

Portal de Volta as Aulas da RBAC.