Auto+avalia+ação=? – Ler e Pensar

Auto+avalia+ação=?

A junção dessas três palavras traz a ideia de um processo pelo qual é possível envolver e analisar todos aqueles que estão envolvidos na aprendizagem dos alunos: educadores, familiares, os próprios alunos e, até mesmo, outros profissionais presentes em uma escola enquanto instituição. 

Para entendê-la melhor: auto, prefixo que significa por si só, por si mesmoavalia, verbo que significa determinar valor a algo ou a alguém, julgar e ação, substantivo que significa executar um determinado procedimento, ter certo comportamento. Juntando tudo autoavaliação, que na prática não é uma equação tão fácil assim. 

Autoavaliação exige reflexão, dinamismo, vontade de mudar a forma de, simplesmente, “dar uma nota” ao aluno. Envolve repensar o papel do aluno e do professor. Permite o desenvolvimento da responsabilidade de nossos alunos perante seu próprio esforço e atitude durante a aprendizagem de algum conteúdo. 

Que tal descobrir outras características da autoavaliação na educação? Para isso é só clicar aqui e aprender. E se quiser ainda mais informação, convidamos você a assistir a aula completa do Prof. Dr. Eri Lima da nossa Formação Metodologias Ativas no Ensino Híbrido – Novos Caminhos. O curso é gratuito, aberto a todos os interessados e ainda conta com certificação de 40h.  Clique aqui e participe.